terça-feira, 5 de outubro de 2010

"Alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal"


  O livro das crônicas , ou seja um diário do rei é de autoria desconhecida, mas foi revisado por Esdras.
Os primeiros 9 capítulos do livro de crônicas são textos caçantes, rata-se de genealogias, são mais de 500 nomes, eis que no meio da genealogia, especificamente no capítulo 4 versículo 9 o autor pára tudo...(Deus não vai deixar esse nome no anonimato, nem que seja uma notinha).
   Segundo a tradição judaica, a escolha do nome do filho é o seu chamado espiritual, um título que reflecte os seus traços particulares de carácter e os dons concedidos por Deus.
   O significado dos primeiros nomes como Abel: sopro ou vapor, algo que se dissiparia como se fosse um pré-aviso, Caim: adquirido, possuído (no sentido de obter). Isaac: Ele rirá ou sorridente, peço contexto da história, um casal de 100 e 90 anos com promessa de ter um filho de uma mulher estéril e já no ciclo de pós-menopausa.
   Provavelmente no dia em que a mãe de Jabez sentiu as dores de parto, teve grande dificuldade para gerá-lo, isso fica claro pois é citado no versículo: Porquanto com dores o dei à luz, e deu-lhe o nome de Jabez em hebraico é Ya‘bets, provavelmente significa afligir, daí Jabez pode significar, aflição,pesar, doloroso. Essa foi a herança mais faduosa que um judeu podia carregar. Mas isso azedou a vida de Jabez? Tornou-o um sujeito amargo e mesquinho? Não, não...destacou-se por ser mais ilustres que seus irmãos. .
Crer em um Deus que mudo os paradigmas que colocam sobre nós, foi crucial para vida de Jabez. Ele invocou ao Deus de Israel   dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido!.. Essa oração foi de mudança de sentença, ser afligido parecia ser inrreverssível..." E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido".  Dois versículos de riquezas pedagógicas. As três atitudes que Jabez tomou em relação a sua sentença.     
 1 Crer em um Deus verdadeiro, não de saber que ele existe pois muitos fazem isto, mas sim, confiar. .2 Motivos Jabez tinha para se tornar um ser humano carregado de rancor, mas tornou-se mais ilustre que seus irmãos.3 Há momentos que devemos clamar, nessa hora a oração parece reza repetida, o clamor vem do íntimo e que o Espírito Santo o traduz para Deus exactamente como nós necessitamos.
    São atitudes que destacou a Jabez dentre vários nomes, reverteu o quadro de sua história e está escrito para que possamos por em prática.

                                                                                                         Shalon Adonai

Um comentário:

  1. Davi também é um grande exemplo de superação: menosprezado por seus irmãos e até por seu pai que esqueceram-se dele não o convidando no maior evento que acontecia na casa deles (a vindo do profeta Samuel - 1 Sm 16.11), tratado por seus irmãos como irresponsável e maldoso (1 Sm 17.28), venceu todos estes estigmas e tornou-se o maior rei de Israel até nossos dias. Parabéns pela linda mensagem!

    ResponderExcluir